EnVisioneering
> EnVisioneering
> Inovação na Engenharia
> Eficiência na Energia e Redução de Emissões
> Responsabilidade Ambiental
> Produtos EnVisioneering
> Revista Solutions
> Cases Envisioneering
> 3º Simposio EnVisioneering
> 4º Simpósio EnVisioneering
> Cadastre-se
 
 
 
 
 
Danfoss Logo
Refrigerador Maxiclima com solução Danfoss: equipamento alia robustez a alta capacidade de refrigeração e baixo consumo de energia

Vida saudável nas estradas do País

Compressores Danfoss viabilizam produção de geladeiras para caminhões, utilizando energia renovável

Fazer possível a vida moderna. O slogan Danfoss, aplicado conceitualmente em seus produtos, é a descrição perfeita da solução criada pela empresa para a Geladeira Maxiclima, da Maxiclima Climatizadores e Refrigeradores, para tornar mais simples e saudável a vida dos profissionais que fizeram da cabine de caminhão o seu escritório.

  Criado para ser instalado na carroceria do caminhão, o refrigerador funciona como um frigobar capaz de suportar condições severas, como as oscilações das auto-estradas. A geladeira dá ao motorista a possibilidade de armazenar alimentos perecíveis e garantir alimentação saudável com redução de custos.

  Para tornar viável o projeto criado pela Maxiclima, coube à Danfoss produzir compressores com funcionamento em corrente contínua de 24Vcc alimentada pela bateria do caminhão, e que fossem capazes de suportar as condições de vibração e choques do veículo. O compressor atua com um módulo eletrônico, essencial para preservar a bateria do caminhão. O item é um diferencial da solução Danfoss em relação aos similares disponíveis no mercado. 

  "O produto nasceu com a solução Danfoss", explica Rafael Miotto, gerente geral da Maxiclima. A busca por soluções que tornassem possível o desenvolvimento adequado do projeto levou a empresa ao compressor de corrente contínua BD35 da Danfoss. Entre os fatores apontados por Miotto para a escolha da solução, o executivo destaca "a robustez aliada à alta capacidade de refrigeração e ao baixíssimo consumo de energia".

  "O refrigerador é aplicado em condições muito severas. Poeiras e buracos são o dia-a-dia do produto. Além da redução do custo de alimentação e da segurança em relação à procedência dos alimentos (proporcionadas pelo refrigerador), se obtém melhora considerável na dieta dos profissionais já que, com este produto, se pode armazenar frutas, verduras e laticínios frescos", comemora Miotto.

  Por ter nascido a partir da solução Danfoss, a Maxiclima ainda não consegue estabelecer parâmetro de comparação relativo à economia de energia. Miotto garante, no entanto, que, para o consumo de 24 volts, a geladeira precisa apenas de 1,5 A/h (amperes por hora) para congelar alimentos. "O conceito geral do produto é de uma geladeira doméstica comum", explica o executivo. O refrigerador tem o mesmo aspecto de um frigobar, com 26 kg e volume interno útil de 61 litros. O aparelho contém um congelador proporcional ao seu tamanho integral e um compartimento para resfriamento. "Tivemos apenas que fazer os produtos ficarem acomodados lá dentro com algumas idéias simples, mas de grande utilidade, pelo fato de o refrigerador estar em movimento constante", completa.

  Eládio Pereira, Engenheiro de Vendas da Danfoss do Brasil, informa que, após um ano de testes, a geladeira apresentou desempenho acima do esperado. As peças-piloto foram instaladas em caminhões com trechos longos de estrada a percorrer, para repetir as mesmas condições a serem encontradas pelo produto cotidianamente. "Temos fatores externos que vão contra o bom funcionamento do equipamento, como estradas em péssimas condições de conservação, o que provoca vibração e choques fortes, mas mesmo assim o produto excede as expectativas dos consumidores finais", lembra Pereira.

  O refrigerador soma engenharia à necessidade de aproveitar energia já produzida pelo caminhão para obter o máximo de eficiência, evitando desperdício. "Uma vez que ela é produzida pelo caminhão por causa da queima de combustível, quanto mais podemos tirar proveito, mais e melhores são os benefícios que trazemos ao consumidor final", afirma Pereira.

  A equação alinha-se ao conceito EnVisioneering®, filosofia global da Danfoss, criado sobre os pilares de engenharia avançada, eficiência energética e respeito ao meio ambiente. Se ainda não há parâmetros para medições relacionadas à eficiência no uso de energia – embora já seja possível detectar a baixa amperagem empregada para o consumo de 24 volts – Miotto não tem dúvidas quanto à satisfação dos caminhoneiros que possuem a geladeira. "Certamente os profissionais que possuem o produto estão muito felizes em ter uma geladeira que possa ser utilizada apenas conectada na bateria do caminhão".